Até meados dos anos 90 do século XX, os designers de interacção ocuparam-se principalmente a desenhar interfaces eficientes para computadores de secretária, dirigidos para um utilizador específico. Isto implicava o desenvolvimento de interfaces em que a disposição da informação fosse clara, de forma a que os utilizadores fossem capazes de desempenhar as suas tarefas, e incluia a estruturação de menus fáceis de navegar, a concepção de icons e outros elementos gráficos facilmente reconhecíveis, e o desenvolvimento de caixas de diálogo que representassem raciocínios lógicos e lineares.
Os avanços nas interfaces gráficas, o reconhecimento de voz e escrita, juntamente com o crescimento da Internet, telefones móveis, redes sem fios, tecnologia de sensores e uma série de novas tecnologias em ecrans gigantes e micro, vieram mudar a interacção entre humanos e computadores. Durante a última década, os designers têm tido mais oportunidades para projectar experiências para os utilizadores.
A miríade de desenvolvimentos tecnológicos veio encorajar novas maneiras de pensar o design de interacção, juntamente com uma vaga de investigação neste campo. Por exemplo, foram desenvolvidas novas formas de controle e interacção com informação digital, incluindo as interfaces gestuais, de tacto, e baseadas em emoções. Investigadores e developers começaram também a combinar os mundos físico e digital, o que deu origem a novas interfaces - realidade aumentada, interfaces tangíveis e wearables. Uma das áreas que mais se desenvolveu foi o desenvolvimento de interfaces que permitem interacção social em grande e/ou pequena escala, para pessoas em movimento, em casa e no trabalho.
Embora estejamos a viver uma época de grande entusiasmo, tanta liberdade e possibilidades faz com que o trabalho dos designers se torne mais desafiante - ao projectar uma interface, temos que pensar em diferentes ambientes, pessoas, espaços e actividades.
Objectivo
Projectar uma interface destinada a ser utilizada (em simultâneo), por mais de uma pessoa. Essa interface poderá estar num espaço público, interior ou exterior. Poderá ser informativa, lúdica ou destinada à aprendizagem. Deverá, obrigatoriamente, suportar a comunicação entre duas ou mais pessoas, em tempo real.
Projecto
O projecto deverá iniciar-se numa fase de pesquisa; análise de exemplos, leitura de textos propostos, e pesquisa de tecnologias e/ou materiais existentes.
Feita a pesquisa, o projecto deve ser enquadrado, em termos conceptuais, com um dos projectos a serem desenvolvidos nas disciplinas de Projecto, Webdesign, ou outras. Se assim o desejar, o aluno pode propôr um enquadramente conceptual novo e inteiramente independente. Da primeira fase sairá uma proposta de trabalho que deverá ser discutida em aula, com os colegas e a professora.
As seguintes fases serão apresentadas e acompanhadas nas aulas, à medida que o projecto for sendo desenvolvido.
À semelhança dos outros projectos e exercícios que temos desenvolvido ao longo do semestre, não se pretende que o projecto seja entregue em fase de maquete funcional. Pretende-se uma maquete estática, acompanhada com todos os dados necesários à sua implementação.
Deadline
O projecto deverá ser entregue no dia 27 de Janeiro de 2009, durante a aula de Design de Interactividade.
Recursos bibliográficos online
Paradigmas de Interfaces
Um artigo de Chia Shen, ‘A new paradigm for HCI’ em: http://www.cs.umass.edu/csinfo/newsletter/images/alummatters_fall04.pdf
Uma análise histórica dos GUIs, “The Graphical User Interface. Time for a Paradigm Shift?” em: http://www.sensomatic.com/chz/gui/history.html
Realidade Aumentada
http://www.augmented-reality.org/
http://www.se.rit.edu/~jrv/research/ar/
http://www.uni-weimar.de/medien/ar/research.php
Wearable Computing
http://www.media.mit.edu/wearables/
http://en.wikipedia.org/wiki/Wearable_computer
http://about.eyetap.org/fundamentals/
Interfaces Tangíveis
http://en.wikipedia.org/wiki/Tangible_User_Interface
http://code.arc.cmu.edu/dmgmedia/0.intuitive/5.tangible/0.default.html
Interfaces gestuais
http://en.wikipedia.org/wiki/Gesture_recognition
http://inclusive.com/2008/05/multitouch-and-gesture-interfaces/
http://www.cmpe.boun.edu.tr/~keskinc/
Interfaces baseadas em emoções
research.nii.ac.jp/~prendinger/papers/helmut-agents02.pdf
www.di.uniba.it/intint/DC-ACII07/Rank.pdf
http://affect.media.mit.edu/
Alguns exemplos
Sem comentários:
Enviar um comentário